sexta-feira, 17 de abril de 2015

CPI discutirá racismo na USP nesta quarta

Vandalismo_Racismo_USP


Por Mônica Gonçalves * e Douglas Belchior


Está confirmada para esta quarta-feira, dia 4 de Fevereiro, a Audiência que discutirá as ações racistas promovidas e toleradas pelas universidades públicas estaduais de SP.

A audiência será promovida pela CPI de Violação de Direitos Humanos nas Universidades Paulistas, instituída como consequência das denúncias de violações aos Direitos Humanos nesses espaços à Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de SP, até então presidida pelo deputado Adriano Diogo.

Os abusos, o racismo e outras violações aos Direitos Humanos ocorridos especialmente na USP ganharam repercussão nacional. Amplamente divulgada, a revelação de estupros, assédios, trotes e outras agressões tem influenciado a opinião pública acerca da função social da universidade e do seu compromisso ético com toda a sociedade, assim como apontado para a necessidade urgente de uma transformação radical.

Este é um momento importante para pressionar as instâncias das universidades públicas de São Paulo para que reflitam com seriedade sobre sua postura racista de negação às politicas de inclusão racial, bem como suas gestões e tolerância à praticas racistas em seus espaços.

Participe e ajude a divulgar a página do evento no facebook.



USP_RAcismo
* Mônica Gonçalves é ativista negra e estudante de Saúde Pública na USP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário