terça-feira, 30 de janeiro de 2018

O SERTÃO VAI VIRAR MAR

ESTA DIVERSIDADE DE SERTÃO EM FOTOS E PAISAGENS, VAMOS INICIAR UMA CAMINHADA PELO NOSSO SEMIÁRIDO:
NA FOTO UM CRIATÓRIO DE ABELHA JANDAÍRA,  TÃO IDENTIFICADA COM A NOSSA CAATINGA, COM O NOSSO SEMIÁRIDO DO RN, COM SUA BRAVURA DE RESISTÊNCIA, MESMO NESTES TEMPOS DE BRUTALIDADE DE TODOS OS LADOS.
ESTA FOTO DE UMA CRUZ, LEMBRA A PASSAGEM DA BIXIGA QUE ATERRORIZOU NOSSOS SERTÕES COM BASTANTES MORTES E ENTERROS EM TERRAS SEPARADAS, ESTE MARCO DE RESISTÊNCIA DE UM POVO.
SIMBOLOGIA DE UMA REGIÃO DE CRIADORES/AS DE GADO BOVINO, EM MOMENTOS DE AFIAMENTO DOS CHIFRES E PREPARANDO POR UMA SUPOSTA DISPUTA POR UM ESPAÇO NESTE SERTÃO DE MUITAS VEREDAS E CAMINHOS QUENTES.
O VELAME NAS PRIMEIRAS CHUVAS COM SEUS BOTÕES DE FLORES TÃO APRECIADAS PELAS ABELHAS JANDAIRAS E POR NÃO DIZER A ABELHA ITALIANA, DAS SUAS FOLHAS MURCHAS, SÃO FEITOS CHÁS DE MELHORA DA INDIGESTÃO.
EITA BRAVO XIQUE-XIQUE, TÃO MAJESTOSO COM SEUS GALHOS QUE SALVAM TANTAS VIDAS DE ANIMAIS NOS PIORES MOMENTOS DE CRISE DE ALIMENTO, ESTÃO ELES LÁ PARA ALIMENTAR, PÓS RETIRADA DOS SEUS ESPINHOS QUE FURAM E INCHAM COM UMA SUBSTÂNCIA MUITO FORTE, QUE MERECE UM ESTUDO APURADO SOBRE PODER DA FURADA DOS SEUS ESPINHOS, PRINCIPALMENTE NOS LOCAIS DE JUNTA.
MAIS UMA FOTO DESTA BRAVA PLANTA QUE ACOMPANHA O/A SERTANEJO/A, MOSTRANDO ESTE MOSAICO INTERESSANTE DESTE NOSSO SEMIÁRIDO.
FECHANDO COM CHAVE DE OURO ESTAS FLORES DO XIQUE-XIQUE QUE DESPONTAM Á NOITE COLORINDO E ENEBRIANDO AS NOITADAS DO NOSSO SERTÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário