segunda-feira, 18 de junho de 2012

Por José de Arimatéia, membro do Coletivo de Educadores do RN.

O encontro aconteceu nos dias 11, 12 e 13 de junho de 2012, No Bairro de Santa Tereza, Rio de Janeiro/RJ. A atividade possibilitou a construção de um documento (carta) com as proposições da Economia Solidária na América Latina e Caribe; reafirmamos nosso interesse na caminhada rumo a uma outra economia, onde os valores humanos e a natureza sejam respeitados como parte fundamental para uma vida harmoniosa com todas as dimensões da vida.
A proposta inicial era um seminário sobre sistematização de experiências em Economia Solidária, mas acabou sendo um evento mais amplo, dialogando com a construção das proposições da Economia Solidária para compor o documento a ser encaminhado e apresentado na Rio+20.
O Evento foi estruturado em cinco (5) eixos e trabalhado por grupos formados com participantes de todos os países, estados, regiões. Seguindo a ordem de apresentação dos trabalhos dos grupos na plenária principal do dia 13/06/2012.
·         Finanças Solidárias;
·         Construção e Desenvolvimento do Pensamento Solidário;
·         Políticas Públicas na promoção da economia solidária e desenvolvimento local;
·         Diálogo entre setores sociais e redes para a incidência polítia;
·         Comércio e Consumo Justo – Integração regional Latino-americana e Caribenha.
Foram apresentadas experiências do CFES NACIONAL: Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul e Norte, sendo que participei do grupo de trabalho do eixo: Construção e Desenvolvimento do Pensamento Solidário; onde o tema sistematização nos levou um olhar reflexivo sobre as experiências e suas relações nas mais diferentes dimensões (social, política, educacional e financeira). Como não fiquei até o fim das discussões sobre o formato final do documento, fico devendo.
No dia 13/06 fizemos uma reunião ampla do CFES, diga-se nacional, onde foi exposta a preocupação com os rumos desse projeto e as proposições e direcionamento que está tomando rumos que não condiz com a proposta da ECOSOL.
Foi solicitado um posicionamento dos Fóruns Estaduais de ECOSOL, com urgência. (Ver carta do Seminário Nordeste).
Finalizando, fiquei muitíssimo feliz de ter ido a este seminário, apesar da alteração da proposta inicial – Seminário de Sistematização – pude conhecer tantos companheiros e companheiras, tantas experiências com as mesmas dificuldades, com os mesmos objetivos, na luta por um mundo onde possamos ter como bem comum o respeito pelo próximo, valorizar o humano, a natureza, as relações se deem pela confiança mútua, onde a concorrência, a o capital seja o último item da cesta, que compõe a vida.





Nenhum comentário:

Postar um comentário