Se você ver um jornalista em época de eleição, abrace-o. Não está sendo fácil para nós. Ainda mais agora, que faltam apenas 7 dias para irmos às urnas.
Caso você ainda não tenha escolhido seu candidato, dê uma olhada na cobertura da Pública sobre o Clima das Eleições, financiada graças ao apoio dos nossos leitores.
Desde agosto, já publicamos mais de 20 matérias sobre o que candidatas e candidatos estão fazendo, ou não, para preparar suas cidades e proteger suas populações dos efeitos das mudanças climáticas.
Além disso, também fizemos um levantamento inédito que perguntou aos candidatos a prefeito das capitais se concordam ou não com diversas afirmações sobre as mudanças climáticas e seus impactos nos municípios que querem governar. O resultado é uma ferramenta interativa que permite que você consulte a nota dos candidatos.
Até quarta-feira (25), quando a plataforma entrou no ar, 52 candidatos haviam respondido. Apesar de dizerem que vão priorizar a pauta climática, quase metade não detalhou em seu plano de governo como vai combater as mudanças do clima.
Mesmo com as eleições já batendo em nossa porta, nossa equipe segue percorrendo a BR-163, entre os estados de Mato Grosso e Pará, para investigar o impacto das mudanças climáticas nas eleições ao longo da chamada ‘rota do agro’. A região é extremamente marcada por fogo, conflitos e desmatamento.
Nossa equipe chegou a ser expulsa de um evento do candidato Leandro Félix, de Nova Mutum (MT), na tentativa de falar sobre propostas de meio ambiente com o atual prefeito no sindicato rural do município, na rota da BR-163.
Fazer jornalismo de interesse público não é fácil, exige muito cuidado, tanto para apurações em campo, quanto para investigações de dados e informações sensíveis, mas que precisam ser compartilhadas com o público.
Como analista de dados da Pública, atuei nesta cobertura buscando em bases de dados abertas de órgãos do Governo Federal, como o Ibama e o TSE, pistas de como os candidatos se manifestam em relação a pauta ambiental - na teoria, no plano de governo, pode ser tudo lindo e responsável; na prática, há vários candidatos com multas ambientais por queimadas, garimpo ilegal, entre outras infrações.
Quer saber mais detalhes sobre como fizemos nossas investigações e ainda aprender técnicas para que você possa investigar seus candidatos? Nesta terça-feira, dia 1 de outubro, às 18h, eu e o Bruno Fonseca, nosso chefe de redação, vamos fazer uma live exclusiva para os Aliados sobre como investigar candidatos. Vamos ensinar como descobrir quantos bens um político declarou, quem financia a sua campanha, quanto ele gasta nela, entre outras possibilidades. |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário