quinta-feira, 4 de julho de 2024

POR QUE MUSK?

 

Cara leitora e leitor da Pública

Se vocês acompanham a gente, perceberam que Elon Musk começou a pipocar por nossas redes sociais, newsletters e site. E podem se perguntar: "Agora só vão falar do Musk? Por quê? Tanta coisa acontecendo no Brasil e no mundo…". 

É pensando nestas dúvidas que queremos detalhar por que lançamos esta campanha e pedir uma ajuda neste início de mês. Musk é o Grande Irmão contemporâneo que está entre nós.  Confira 10 motivos para investigá-lo. 


1 - 🟦🟥 Donald Trump vem aí. Se você soube do debate da última quinta-feira (27), deve também saber que esta ameaça é bastante real. Com o homem mais rico do mundo ao seu lado, as chances de Trump voltar à Casa Branca aumentam ainda mais e, se ele realmente vencer as eleições em novembro, a extrema direita ganha mais força no Brasil.

2 -👉Falando nisso… Musk também é apoiador de Bolsonaro, claro. O bilionário se encontrou com o ex-presidente em 2022, no Brasil, e este ano, Bolsonaro o elogiou em um ato público, em abril. Diga-me com quem andas…

3 -💰Lucro na tragédia. A Pública revelou que Fabio Faria, genro de Silvio Santos e ex-ministro das Comunicações de Bolsonaro, foi diretor da Skylink até bem pouco tempo. Esta foi a empresa que intermediou a venda de antenas da Starlink de Musk para o Rio Grande do Sul, durante a maior tragédia natural vivida pelo estado.

4 -🪖Bolívia e golpe. Esta semana, com a intentona golpista no país vizinho, a internet ressuscitou o tweet de Musk em que ele dizia que os EUA "dariam um golpe em quem bem entendessem". Vale lembrar que a Bolívia é riquíssima em reservas de lítio, metal fundamental para fabricantes de carros elétricos, como a Tesla, de Musk.  

5 -🛰️Internet em terras indígenas. As antenas de internet da Starlink de Musk facilitam a comunicação entre aldeias e cidade, mas também a pregação de pastores evangélicos e a comunicação de garimpeiros, como mostramos no episódio 4 do podcast "Morte e Vida Javari", na semana passada. Musk na Amazônia, portanto, já é uma realidade.
PARTICIPE DO NOVO PROJETO DA PÚBLICA
6 -❌Liberou geral no X. Inclinado à extrema direita e autodesignado "absolutista da liberdade de expressão", Musk mudou as regras de moderação de conteúdo depois que transformou o Twitter no X. Ponografia infantil, violência explícita, apologia ao suicídio e abuso de animais agora são conteúdos liberados na rede. 

7 -🗳️Eleições no Brasil. Nas campanhas eleitorais, as notícias falsas correm soltas, sabemos... Com a falta de moderação de conteúdo e as inclinações políticas do dono do X, a rede social vai novamente exercer muita influência na divulgação de (des)informação sobre as eleições municipais de outubro.  

8 -🧑‍💻Milícia digital. Lembra da treta entre Musk e o ministro do STF Alexandre de Moraes? Isso aconteceu porque o magnata desafiou a ordem da justiça brasileira de derrubar perfis que disseminavam notícias falsas sobre o processo eleitoral por aqui. Resultado: chamou Moraes de ditador, se aproximou ainda mais de Bolsonaro e agora está enquadrado no processo das milícias digitais que corre no Supremo.  

9 -🧠Dentro da sua cabeça e no espaço. Sabia que Musk também cofundou uma empresa de neurotecnologia para desenvolver interfaces entre computadores e cérebros? Parece promissor — na ajuda a portadores de paralisias diversas — mas também bastante ambicioso, não? E vale lembrar que Musk também é o dono da SpaceX, a empresa que negocia contratos bilionários com a Nasa e lança (e explode) foguetes por aí.  

10 -🔎Homem mais rico do mundo. Por fim, vamos combinar que quem acumula 202 bilhões de dólares precisa ter seus negócios muito bem investigados, não?  


Diante de um poder tão desmedido, nosso pedido é modesto e muito necessário! Precisamos apenas de 0,00000002% da fortuna do Musk. Isso representa só 700 novos Aliados no programa de financiamento coletivo da Pública! Apoiar é MUITO FÁCIL. É só clicar aqui! Você pode contribuir a partir de R$ 20/mês. Aproveite o início do mês pra dar esta força pra gente.
QUERO FAZER PARTE DISSO!
Um abraço,

Maria Martha Bruno
Coordenadora do Programa de Aliados

Nenhum comentário:

Postar um comentário