Cara leitora e leitor da Pública
Se vocês acompanham a gente, perceberam que Elon Musk começou a pipocar por nossas redes sociais, newsletters e site. E podem se perguntar: "Agora só vão falar do Musk? Por quê? Tanta coisa acontecendo no Brasil e no mundo…".
É pensando nestas dúvidas que queremos detalhar por que lançamos esta campanha e pedir uma ajuda neste início de mês. Musk é o Grande Irmão contemporâneo que está entre nós. Confira 10 motivos para investigá-lo.
1 - Donald Trump vem aí. Se você soube do debate da última quinta-feira (27), deve também saber que esta ameaça é bastante real. Com o homem mais rico do mundo ao seu lado, as chances de Trump voltar à Casa Branca aumentam ainda mais e, se ele realmente vencer as eleições em novembro, a extrema direita ganha mais força no Brasil.
2 -Falando nisso… Musk também é apoiador de Bolsonaro, claro. O bilionário se encontrou com o ex-presidente em 2022, no Brasil, e este ano, Bolsonaro o elogiou em um ato público, em abril. Diga-me com quem andas…
3 -Lucro na tragédia. A Pública revelou que Fabio Faria, genro de Silvio Santos e ex-ministro das Comunicações de Bolsonaro, foi diretor da Skylink até bem pouco tempo. Esta foi a empresa que intermediou a venda de antenas da Starlink de Musk para o Rio Grande do Sul, durante a maior tragédia natural vivida pelo estado.
4 -Bolívia e golpe. Esta semana, com a intentona golpista no país vizinho, a internet ressuscitou o tweet de Musk em que ele dizia que os EUA "dariam um golpe em quem bem entendessem". Vale lembrar que a Bolívia é riquíssima em reservas de lítio, metal fundamental para fabricantes de carros elétricos, como a Tesla, de Musk.
5 -Internet em terras indígenas. As antenas de internet da Starlink de Musk facilitam a comunicação entre aldeias e cidade, mas também a pregação de pastores evangélicos e a comunicação de garimpeiros, como mostramos no episódio 4 do podcast "Morte e Vida Javari", na semana passada. Musk na Amazônia, portanto, já é uma realidade. |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário