Alexandre Silveira defende que Petrobrás readquira refinarias privatizadas
Para o ministro, um dos focos da Petrobrás neste momento deve ser trabalhar para que o Brasil alcance a autossuficiência de derivados de petróleo e não dependa mais de importações
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defendeu nesta quarta-feira que a Petrobrás possa negociar e readquirir refinarias de petróleo que foram privatizadas, dentro das regras de mercado.
BRASÍLIA (Reuters) - Para Silveira, um dos grandes focos da Petrobrás neste momento deve ser trabalhar para que o Brasil alcance a autossuficiência de derivados de petróleo e não dependa mais de importações.
"Estamos trabalhando em várias frentes para isso, uma é reforçar o interesse nosso de política pública de que a Petrobrás seja rápida na modernização de seus parques de refino e de que avalie a possibilidade, inclusive, já é publica minha opinião, de que a Petrobrás deve renegociar, com as refinarias que foram privatizadas, para que dentro das regras de mercado... ela possa readquirir essas refinarias", afirmou.
Além de ser suprido pela Petrobrás e por algumas refinarias privadas, o mercado brasileiro importa atualmente cerca de 25% do óleo diesel e 15% da gasolina, segundo dados do mercado.
As afirmações foram feitas após o ministro participar de cerimônia de assinatura dos contratos de concessão decorrentes do primeiro Leilão de Linhas de Transmissão de 2023, realizado em junho, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário