Olá,
Você já se deparou com um tema nas redes sociais ou nos noticiários e, mesmo trocando de site ou rolando a tela até o final, percebe que a abordagem é praticamente a mesma? A sensação de não ter lido nada novo ou, pior, de ficar com mais dúvidas do que quando começou a ler? Isso acontece comigo o tempo todo. E aqui, não vou culpar os colegas jornalistas, que enfrentam a pressão de produzir uma matéria que sintetize uma história complexa em poucos parágrafos e em tempo recorde. Já estive nesse lugar e sei o quão desafiador é.
Por sorte – e decisão – há anos conto histórias do jeito que gosto de ler e ouvir. E não é novidade para ninguém que o podcast é um dos meus formatos favoritos de fazer jornalismo.
Desde os 17 anos, meu despertador passou a ser uma "rádio de notícias" – sim, às seis da manhã, já ligava no modo 220 volts. Não me julguem. Mas, apesar de estar ali, atenta, nem sempre saía satisfeita com o que ouvia.
Afinal, o que fazer com toda essa informação? Quais são as implicações por trás de determinado fato? Quem está por trás disso? Como isso impacta o nosso dia a dia?
Sair da superfície para entender melhor o que está acontecendo é o desafio que a equipe do Pauta Pública se propõe nesta quinta temporada que ganhou o nome de “Conversas para ir além”. Queremos trazer um olhar mais atento, uma análise um tanto mais certeira e, quem sabe, até uma luz no fim do túnel sobre os acontecimentos que afetam a todos nós.
Junto com minha colega de microfones Andrea Dip, vamos conversar sobre direitos humanos, política, crises sociais e os desafios do nosso cotidiano. Não temos respostas prontas, mas posso garantir: estamos atrás das respostas para ampliar nossa compreensão – a minha, a sua, a nossa – sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo.
A democracia abriu o primeiro episódio deste ano, que estreou na última sexta (17). Conversamos com especialistas do LAUT – Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo – para entender como a extrema direita utiliza a Constituição para pressionar a implementação de políticas restritivas e anti-direitos.
Vamos juntos nessa jornada? Te espero toda sexta-feira no seu tocador de áudio favorito. No Pauta Pública, a conversa vai além. |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário