domingo, 7 de dezembro de 2025

HISTORIA DE UM JORNALISTA

 SEGUNDO UM JORNALISTA EM 1995 FOI ROUBADO DE BOLSONARO SUA MOTO E UMA PISTOLA, SEIS MESES DEPOIS O CARA QUE ROUBOU FOI PRESO NA BAHIA E ENCAMINHADO PARA PRISÃO NO RIO, NO DIA SEGUINTE FOI ENCONTRADO MORTO, ENFORCADO, COM NÓ DE MARINHEIRO.

NO ENTERRO A MULHER DELE DISSE QUE ELE NÃO SABIA O QUE ERA UM NÓ DE MARINHEIRO, SEIS MESES DEPOIS ELA E A MÃE FORAM MORTAS.

A MOTO E A ARMA FOI DEVOLVIDA POR UM CABO A BOLSONARO, QUEM ERA O CABO.

RONY LESSA, O MESMO QUE MATOU MARIELLE.

ESCOLAS RURAIS

 ASSISTINDO UMA MATÉRIA NO GLOBO RURAL DESTE DOMINGO SOBRE A SITUAÇÃO DAS ESCOLAS RURAIS , NO CASO FOI NO MUNICÍPIO DE CASA NOVA-  BAHIA, UMA PRIMEIRA REPORTAGEM FOI EM 1999, VOLTANDO EM 2025, A SITUAÇÃO CONTINUA A MESMA UMA SALA PEQUENA SEM BANHEIRO, COM MAIS DE 45 ESCOLAS RURAIS SEM BANHEIRO.

FOI ENTREVISTADO O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CASA NOVA, QUE FALOU QUE NO MOMENTO NÃO TINHA COMO MODIFICAR ESTA REALIDADE, SEGUNDO ELE A SOLUÇÃO SERIA REDUZIR O NÚMERO DE ESCOLAS RURAIS SAINDO DE 105 PARA 46 ESCOLAS RURAIS, O QUE MOSTRA QUE EDUCAÇÃO RURAL NÃO TEM NENHUMA IMPORTÂNCIA PARA A GESTÃO DO MUNICÍPIO.

ESTA É A  REALIDADE DA EDUCAÇÃO RURAL DO NOSSO BRASIL.

sábado, 6 de dezembro de 2025

DIA 11/12/2025 - ATO PELO RELATORIO CNJ

 DIA 11/12 SERÁ REALIZADO ATO PELA PASSAGEM DE  1 ANO EM QUE FOI ENTREGUE NA PGR RELATORIO DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA SOBRE A AÇÃO DA LAVAJATO COMANDADA POR SÉRGIO MORO, DELTAN E DANIELA HARDT, VÁRIOS GRUPOS QUE DEFENDEM A DEMOCRACIA DA JUSTIÇA ESTARÁ PRESENTE NESTE ATO QUE ACONTECE NO RIO DE JANEIRO .

 

Denúncias

Relatório do CNJ sobre crimes da Lava Jato completa um ano sem resposta da PGR

Diante da falta de ações, a Rede Lawfare Nunca Mais entregou hoje à PGR uma nova representação cobrando providências

Principal juiz que atuou na Lava Jato, Sergio Moro ganhou notoriedade ao comandar a 13ª Vara Federal em Curitiba, e hoje é senador pelo União Brasil
| Crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Nesta quarta-feira (11), completa-se um ano desde que o plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou e encaminhou à Procuradoria-Geral da República (PGR) um relatório que aponta crimes cometidos por integrantes da Operação Lava Jato em Curitiba. Desde então, o documento segue sem resposta do órgão chefiado por Paulo Gonet, atual procurador-geral da República.

Diante da falta de ações, a Rede Lawfare Nunca Mais entregou hoje à PGR uma nova representação cobrando providências. O documento tem apoio de mais de 60 parlamentares e de entidades como a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), o Coletivo Transforma MP, a Federação Nacional dos Estudantes de Direito (FENED) e o Grupo Prerrogativas.

Segundo Cleide Martins, diretora da rede, a intenção é exigir que a PGR tome uma decisão clara: “Se o procurador entender que não há elementos suficientes, que diga isso formalmente e arquive. Mas arquivar um relatório aprovado pelo plenário do CNJ, que aponta crimes gravíssimos não pode ser uma opção silenciosa. A sociedade brasileira espera justiça”, afirmou.

O relatório foi produzido após correição extraordinária na 13ª Vara Federal de Curitiba, conduzida pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão. Entre os alvos da investigação estão o ex-juiz federal Sérgio Moro, a juíza Gabriela Hardt, o ex-procurador Deltan Dallagnol e outros integrantes da força-tarefa da Lava Jato.

Crimes e desvios bilionários

O documento detalha uma série de práticas irregulares e ilícitas cometidas entre 2016 e 2019. Um dos pontos centrais do relatório é a tentativa de desvio de R$ 2,5 bilhões oriundos de acordos de leniência e colaboração premiada para a criação de uma fundação privada que seria gerida por procuradores da Lava Jato e vinculada à Petrobras.

A tentativa só não se concretizou por intervenção do Supremo Tribunal Federal, que suspendeu o acordo em 2019, após provocação da própria PGR por meio da ADPF 568.

Outros R$ 2,1 bilhões foram repassados à Petrobras diretamente, sem decretação de perda, sem participação da União e sem questionamento judicial, em um processo conduzido por Moro com caráter sigiloso e fora dos trâmites normais. A juíza Gabriela Hardt homologou o acordo.

O relatório aponta ainda indícios de peculato, advocacia administrativa, violação de sigilo funcional, prevaricação e organização criminosa, além de articulação política para beneficiar interesses privados com a atuação do sistema de justiça brasileiro.

Entre os mecanismos irregulares detectados, destaca-se a cooperação informal com autoridades norte-americanas, sem intermediação da autoridade central brasileira, para a construção de acordos que beneficiaram empresas investigadas como Braskem e Odebrecht, além da própria Petrobras.

“O relatório mostra que houve atuação coordenada e deliberada para desviar recursos públicos e garantir ganhos de prestígio e poder político a partir do sistema judicial. Isso é uma afronta à democracia e à Constituição”, disse Cleide Martins.

Em diferentes momentos, Sergio Moro disse que a operação foi um “marco no combate à corrupção no Brasil” e negou parcialidade na condução do processo.

Brasil de Fato abriu espaço à PGR para se manifestar sobre o assunto, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria. O texto será atualizado caso haja retorno.

Punição a Bretas acirra cobrança por responsabilizações

A cobrança por responsabilização ganha força após o CNJ ter punido, na última terça-feira (3), o juiz Marcelo Bretas, ex-responsável pela Lava Jato no Rio de Janeiro. Por unanimidade, o plenário decidiu afastá-lo definitivamente da magistratura por abusos cometidos na condução dos processos. O caso de Bretas reforça, segundo a Rede Lawfare Nunca Mais, a urgência de responsabilização também dos operadores da Lava Jato em Curitiba.

“A condenação jogou luz sobre os desmandos igualmente praticados pelos operadores da Lava Jato na República de Curitiba”, afirma nota da rede.

Atos públicos e mobilização

Para marcar a data e reforçar a mobilização, a Rede Lawfare Nunca Mais e as comissões de Estudo e Combate ao Lawfare da OAB do Distrito Federal e do Conselho Federal da OAB realizam, nesta quarta-feira (11), às 17h, uma reunião aberta na sede da OAB/DF, em Brasília. O evento contará com a participação do advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, que acompanha a tramitação do relatório desde sua apresentação.

A representação protocolada cobra que a PGR se posicione sobre os fatos investigados. Caso não se sinta convencida pelas provas apresentadas, a Rede Lawfare Nunca Mais exige que a Procuradoria determine o aprofundamento das investigações. Caso considere que há elementos suficientes, que ofereça denúncia aos órgãos competentes.

“Não se permite um estado iliberal dentro de uma democracia. As pessoas que corromperam o sistema judicial brasileiro precisam ser responsabilizadas”, conclui o texto da representação.

Editado por: Nathallia Fonseca

RELATÓRIO DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA

 NA  MESMA ENTREVISTA A EX- JUIZA CITA O RELATÓRIO DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA QUE ACUSA MORO, DALLANGNOL E GABRIELA HARDT PELA CRIAÇÃO DE UMA ENTIDADE PARA FICAR COM 2,5 BILHÕES EGRESSOS DA PETROBRÁS E QUE ESTE RELATÓRIO ESTÁ COM O PROCURADOR DA REPUBLICA PAULO GONET E SEGUNDO ELA NÃO ENTENDE A ATITUDE DO PROCURADOR EM ESTÁ SENTADO NESTE RELATÓRIO TÃO IMPORTANTE SOBRE ESTE TRIO DO MAL.

SÉRGIO MORO É UM BANDIDO

 ASSISTINDO ONTEM A ENTREVISTA DA EX-JUIZA DE CURITIBA LUCIANA BAUER, EM QUE A MESMA NARRA COM SERENIDADE SEU TEMPO COMO JUIZA NA MESMA VARA EM QUE ATUAVA O JUIZ SÉRGIO MORO, DALLAGNOL. GABRIELA HARDT,  NA SUA CONVERSA ELA FALA DE UM FATO GRAVISSIMO EM QUE O JUIZ SÉRGIO MORO ENTRANDO NO ELEVADOR COM ELA, A SEGUROU PELO PESCOÇO E DISSE PARA ELA FICAR QUIETA , COMO DESFECHO A JUIZA ABDICOU DA CARREIRA DE JUIZA E HOJE MORA FORA DO PAÍS, EM VIRTUDE DESTA QUADRILHA QUE ATUAVA NA DÉCIMA TERCEIRA VARA DE CURITIBA,  COMO PRÊMIO PELO SEU BANDITISMO MORO GANHOU UMA CADEIRA NO SENADO.MAS. COMO ELA MESMA CITA UMA FRASE DE PAPA FRANCISCO ENDEREÇADA A  LULA" O BEM VENCERÁ O MAL".

INUSITADO POLICIA FEDERAL INVADE SEDE DE VARA FEDERAL DE CURITIBA

 FATO NUNCA ANTES ACONTECIDO NO BRASIL, A POLICIA FEDERAL OCUPAR UM ÓRGÃO DA  JUSTIÇA FEDERAL EM BUSCA DE DOCUMENTOS DA LAVA JATO QUE INCRIMA SÉRGIO MORO E SUA QUADRILHA NA OPERAÇÃO LAVA JATO E CONSEQUENTE SUMIÇO DE MAIS DE 2 BILHÕES.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

USO DA MORINGA- LIRIO BRANCO

 Post de Jeito Nordestino


A moringa tem sido chamada de "a nova soja do Nordeste" devido ao seu potencial como alternativa para a alimentação animal e redução de custos na produção na região nordestina.
A planta é rica em nutrientes, especialmente proteínas, e se adapta bem a regiões semiáridas, como o Nordeste brasileiro. Além disso, seu cultivo é considerado de fácil manejo e baixo custo, podendo substituir parcialmente o farelo de soja em rações.
A planta é rica em proteínas, vitaminas (A, C) e ferro, tanto para consumo humano quanto animal.
O cultivo em larga escala tem um grande retorno financeiro para produtores, e a planta pode ser aproveitada integralmente, sendo uma opção promissora para a produção de silagem.
Todas as reações:
Marivalda Vieira
Busque uma reportagem do GLOBO RURAL na década 1980, eu era criança, não lembro o ano exato, mas foi reportagem sobre o uso da semente de moringa na decantação de águas barrentas. Essa reportagem está bem vivida na minha lembrança.
Lucas Pessoa
A moringa é amplamente usada no mundo inteiro, mas aqui no Brasil o uso humano foi atravancado. Estavam usando como suplemento alimentar pra musculação de umas formas duvidosas... Mas o cultivo é muito fácil quem tiver um pouco de espaço já produz muito bem
Ayres Pacheco Moura
Esqueceram do principal uso da moringa: esta é responsável pela limpeza de águas barrentas, por decantação, através do princípio ativo das sementes dela!!! Esta é a origem do próprio nome... Sei disso por matéria do Globo Rural.
Lorena De Freitas Oliveira
Eu ja ouvi falar muito sobre o poder que ela tem na medicina , eu n conheço essas árvores
Jaco Cobina
Eu tenho a moringa olifera uso na comida e trato de tilápias e muito rica em nutrientes
Valdo Rocha
Tenho uma plantação inteira aqui. Nasce igual mato.
Monica Coimbra
Eu tenho uma árvore de moringa , cresce muito rápido...
Ivonete Gyorfi
Eu tenho aqui um pé de moringa. Como produz MTS sementes tá cheio pé agora em dezembro vou plantar mais pés p gado
Antonia Maria Dos Santos
Contando que além de ser nutritiva é medicinal também.
Wallace Da Silva Gomes
e ainda pode ser utilizada para purificacaoda agua hein!!!