quarta-feira, 29 de agosto de 2012

ASA DISCUTE SITUAÇÃO DO MATO GRANDE

Aconteceu nesta quarta-feira (29/08) evento da ASA na microrregional do Mato Grande, para discutir algumas questões importantes para a agricultura familiar.
Primeiramente o representante do Banco do Nordeste(Orlando), falou sobre a atual situação da demanda pelo crédito estiagem, segundo o representante do Banco, até o momento foram contratadas 5.236 operações no RN, num total de 38 milhões de reais. Com predominância para a agricultura familiar, tendo no microcrédito a maior incidência.
Hoje o Banco disponibiliza na sua agência centro (Natal) um efetivo de 12 pessoas para atender ao publico do PRONAF. Outro ponto abordado é a questão dos tipos de financiamento: no presente momento não está financiando nenhum tipo de implantação de projeto, tipo: ovinocultura, bovinocultura etc. A não ser que o/a agricultor/a já tenha a sua exploração e esteja sofrendo com a estiagem. Interessante observar o percentual baixo que é disponibilizado para elaboração (0,5%) e  (1,5%) para acompanhamento, num teto de R$ 12.000,00 por projeto.
A proposta que surgiu é que: uma parceria entre prefeituras/ strs e associações para operacionalizar esta linha de crédito. O banco está priorizando o item custeio de  alimentos para animais.
Em seguida tivemos a fala da EMATER, por intermédio de Elton- coordenador regional, que expôs a atual situação da EMATER com telefone cortado.
A procura pelo crédito estiagem ainda é pouca na região. Um dos entraves é a DAP, principalmente para os assentados, dado que o funcionários do INCRA estão em greve.
Municipios sem técnicos da emater: Galinhos,Jardim de Angicos,Bento  Fernandes e Jandaíra.
Garantia Safra - 2012 e 2013 - reunião no dia 05/09 ás 8 horas na câmara municipal de João Câmara com os 16 municípios da região, faltam 04 municipios aderirem ao programa , este ano serão 52 mil cotas para o Estado.
CONAB - Eliomar.
abertura de  03 postos - João Câmara, Lajes e Umarizal, temos 400 mil toneladas para o Nordeste. de Janeiro a Agosto já foram comercializado 26.225 mil kg de milho no Estado. Isto para 13.000 clientes. Temos um cota minima de 10 sacos por produtor/a com o máximo de 13.000, " não podemos restringir o direito de quem tem uma cota alta , o que podemos e reduzir pela metade e estamos fazendo". O grande problema nosso é o transporte. Já trouxemos para João Câmara 3 e 200 toneladas de milho.
Em relação a fiscalização contamos com a ajuda dos beneficiários,tendo o cuidado de manter em sigilo a informação, já pegamos três comércios na zona norte vendendo o nosso milho.
O município de Bento Fernandes criou uma comissão composta pelo conselho do FUMAC/ STR e Secretaria de Agricultura do município para uma visita aos comércios locais alertando sobre a venda do milho da CONAB, uma boa ação, esperamos dos outros municípios igual atiitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário